Você já deve ter ouvido falar que hábitos de vida saudáveis são importantes para evitar doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Essas recomendações foram comprovadas através de um estudo realizado no Estados Unidos por uma importante instituição de cardiologia, a Associação Americana do Coração (AHA). Assim surgiu um conjunto de metas e medidas chamado de “Lifes’s Simple 7” com o objetivo de focar nas mudanças no estilo de vida e trazer benefícios de longo prazo à população.
Após quatro anos da implementação do Life’s Simple 7 foi feita uma revisão dos estudos pela Universidade Johns Hopkins, onde foi constatado uma queda significativa nos índices de ataques cardíacos e derrames entre pessoas que adotaram os passos do programa.
Abaixo listamos as 7 recomendações deste programa para você seguir e prevenir as doenças cardiovasculares:
Controlar a pressão arterial
Para controlar a pressão você deve ter uma alimentação saudável e ingerir menos sal, perder peso e procurar atingir o peso ideal e realizar atividades físicas regularmente. Se essas atitudes iniciais não forem suficientes, medicamentos devem ser administrados com orientação de um cardiologista.
Baixar o colesterol
Para controlar o colesterol total e suas frações você deve manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente. Se muitos familiares possuem níveis altos, verifique com o seu cardiologista se o problema pode ter origem genética.
O colesterol que circula pelo corpo é essencial para a membrana das células, a produção de vitamina D, a fabricação dos hormônios sexuais e uma série de outros processos essenciais ao organismo. No entanto, quando há excesso, pode se depositar nas artérias e dar início à formação de placas de aterosclerose.
Controle o diabetes
Fique de olho na glicemia e mantenha hábitos saudáveis, que auxiliam a conter essas taxas. O excesso de açúcar nos vasos sanguíneos é prejudicial ao coração. Primeiro, o sangue fica viscoso e transita com lentidão, o que facilita o surgimento de coágulos. Em segundo lugar, a insulina, responsável por colocar a glicose para dentro das células, também tem a função de relaxar as artérias. Como o hormônio não trabalha direito, a pressão tende a subir.
Pratique atividades físicas regulares
Pratique 150 minutos de atividade física moderada por semana. Ou 75 minutos de exercício vigoroso por semana. Outra dica é tomar atitudes contra o sedentarismo, como priorizar escadas fixas em vez das rolantes e dos elevadores.
Adote uma dieta saudável
Utilize frutas e hortaliças para criar receitas saborosas e variadas. Não coloque saleiros à mesa (tempere tudo antes) e prefira sucos naturais feitos em casa.
Coma peixes de água fria, ricos em Ômega 3, como a sardinha e o salmão. Aumente o consumo de fibras, presentes em grãos integrais, que também atuam na prevenção das doenças cardiovasculares.
O programa disponibilizou metas para uma dieta equilibrada:
5 porções de frutas e verduras todos os dias
2 porções de peixes na semana, especialmente os ricos em ômega-3
3 porções de grãos ou cereais integrais por dia
Menos de 1 500 miligramas de sódio por dia
Menos de 450 calorias de bebidas açucaradas por semana
Perder ou manter o peso
Não há nada melhor do que a velha fórmula exercício, alimentação saudável e dedicação para eliminar quilos extras. Nos casos graves, os médicos avaliam a indicação de remédios ou cirurgia.
Largar o cigarro
O organismo de quem fuma sofre de três a cinco vezes mais problemas cardíacos do que sujeitos que não possuem a dependência. A nicotina estreita veias e artérias, e outros componentes do cigarro lesam o endotélio, a camada de revestimento interno dos vasos.
Nunca é tarde para abandonar o vício. Familiares, grupos de apoio e tratamento médico são armas valiosas para vencer o cigarro.
Fonte: Heart.org, Revista Saúde