Benefícios da Natação para a saúde do seu coração – ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS
54 3045.8050

Benefícios da Natação para a saúde do seu coração

voltar
29 de novembro de 2018

A natação aumenta a força e o tônus muscular porque, além de exercitar todos os músculos do corpo, ela é realizada dentro da água que oferece grande resistência ao nadador. A melhor maneira de fortalecer a musculatura é por meio da resistência e a água é mais resistente do que o ar, transformando a natação em um esporte que gera resultados bem mais satisfatórios do que correr ou andar de bicicleta.

 

Quem pratica regularmente a natação, pelo menos, duas vezes por semana durante 30 minutos, está protegendo o coração de diversas doenças. O esporte aumenta a produção de óxido nítrico que gera a vasodilatação. Assim, há uma melhora na circulação sanguínea: mais sangue chega ao coração, as paredes do músculo cardíaco dilatam com facilidade e o batimento cardíaco fica mais estável.

 

As articulações e os ligamentos também são beneficiados pelo esporte, pois eles ficam bem mais flexíveis e não sofrem muitos impactos, prevenindo lesões, contusões e surgimento de doenças, como a artrose. Dessa forma, a natação fortalece o coração e ajuda a diminuir problemas de pressão alta e a prevenir a aterosclerose que é caracterizada pelo entupimento das artérias.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS