Como cuidar bem do coração? – ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS
54 3045.8050

Como cuidar bem do coração?

voltar
24 de outubro de 2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a hipertensão afeta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Considerada silenciosa por não ter sintomas, é também um importante fator de risco para outras doenças, como infartos e acidentes vasculares cerebrais. Adultos que consomem diariamente mais de 2 mil miligramas de sódio – equivalente a 5 gramas de sal por dia – têm maior risco de desenvolver a enfermidade.

O estresse emocional também não é bom para o coração, pode aumentar os níveis de pressão e é um fator de risco de doenças cardíacas. Quando você faz exercícios com frequência, o coração trabalha com mais eficiência. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. O fumo é outro mal, quem fuma corre o risco, no mínimo 3 vezes mais de sofrer um infarto agudo do miocárdio em relação a pessoas que não fumam.

Cuide do seu peso, a obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração. Isso porque ela causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.  E por fim, alimente-se bem, dê preferência a uma alimentação balanceada. Evite o sódio, gordura trans e saturadas. Alimentos com fibras, antioxidantes, aliados à prática de exercícios são fundamentais para a saúde do seu coração.

Fonte: www.boavontade.com

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS