A pressão alta, ou hipertensão arterial, é um problema que afeta cerca de 31 milhões de brasileiros acima de 18 anos. A doença é causada quando a força do sangue contra as artérias é muito alta e dificulta a circulação.
Essa força pode acarretar em lesões nas paredes das artérias, e resultar em um derrame, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. A hipertensão é uma das principais causas da doença renal e pode causar a paralisação dos rins.
Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra, mas alguns fatores de risco para hipertensão pode fazer com que a doença se desenvolva, tais como:
Ter um ou mais dos fatores de risco para hipertensão não significa que você possui a doença. Meça a pressão arterial a cada três anos se você está entre 19 e 64 anos e anualmente para idade igual ou superior a 65 anos.
Apesar de ser uma doença silenciosa, ou seja, não apresentar sintomas facilmente, a pressão alta pode ser um fator de risco para diversas doenças. Se não controlada, pode sobrecarregar o coração e também acelerar o processo de obstrução arterial. As complicações podem ser as seguintes:
O tratamento da hipertensão pode ser feito com medicamentos. Entretanto, eles não podem curar a doença. Para a maioria das pessoas, esse tratamento precisa ser feito continuamente, por toda a vida.
Existem alguns hábitos recomendados para quem tem o problema e que também ajudam a prevenir a pressão alta, são esses:
Mantenha seu acompanhamento com um cardiologista se você já tem hipertensão ou realize seu check-up anual para se manter saudável!