O que é a síndrome do Coração Partido? – ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS
54 3045.8050

O que é a síndrome do Coração Partido?

voltar
21 de novembro de 2018

A síndrome do coração partido é uma doença do músculo cardíaco cuja principal característica é a disfunção súbita, mas transitória, do ventrículo esquerdo. Essa alteração usualmente é desencadeada por situações de estresse agudo emocional ou físico, seja a morte de uma pessoa querida, a perda do emprego, o rompimento de um relacionamento afetivo ou outros acontecimentos.

 

De maneira geral, situações que despertam forte emoção provocam aumento na produção de adrenalina e de outros hormônios do estresse pelas glândulas adrenais. Essa descarga de adrenalina na corrente sanguínea determina um estreitamento temporário nas artérias que irrigam o coração e interfere no funcionamento do músculo cardíaco.

 

De forma geral, o que acontece na síndrome do coração partido é uma alteração temporária no funcionamento do músculo cardíaco em sua região anterior e no ápice. Esse distúrbio pode apresentar quadro clinico semelhante ao infarto provocado por obstrução coronariana com a diferença de rápida recuperação e normalização da função cardíaca na maioria dos casos.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS