Os perigos do consumo excessivo de álcool – ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS
54 3045.8050

Os perigos do consumo excessivo de álcool

voltar
9 de janeiro de 2019

As pessoas sabem, geralmente, o mal que o álcool faz, mas nem sempre sabem exatamente os riscos. O consumo exagerado pode causar danos a longo e curto prazo.

Alguns efeitos, mais agudos, já aparecem imediatamente após o uso do álcool, como: fala arrastada, perda de reflexos, confusão, podendo levar até ao coma. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o abuso de álcool indica mais de 5% das doenças e lesões, ele pode comprometer o funcionamento do cérebro e afetar outros órgãos, assim como o coração. É preciso ter consciência e saber os verdadeiros impactos das bebidas sob o nosso corpo.

Existem diversos estudos mostrando que o consumo de pequenas quantidades de álcool, especialmente o vinho tinto, podem trazer efeitos benéficos em longo prazo para o coração. Porém, quando o consumo de bebidas alcoólicas for exagerado trará consequências prejudiciais para o coração. Nestes casos poderá aumentar as taxas de hipertensão arterial, aumento do colesterol, arritmias e nos casos de consumo abusivo e continuado pode ocorrer um efeito tóxico direto do álcool no funcionamento do músculo do coração, causando insuficiência cardíaca.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS