Pesquisa revela como o exercício físico protege o coração – ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS
54 3045.8050

Pesquisa revela como o exercício físico protege o coração

voltar
14 de novembro de 2018

A prática regular de atividade física tem se firmado como uma importante forma de tratamento para a insuficiência cardíaca. Ela traz muitos benefícios, como: controlar a pressão arterial, melhorar a função cardíaca e o retardo do processo degenerativo que causa a morte progressiva das células do coração.

Segundo a pesquisa, o treinamento aeróbico facilita a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas. As mitocôndrias são as organelas responsáveis por produzir energia para as células. A remoção dessas organelas promove um aumento na oferta de ATP (adenosina trifosfato, molécula que armazena energia para a célula) e reduz a produção de moléculas tóxicas, como os radicais livres de oxigênio e os aldeídos reativos, que em excesso danificam as estruturas celulares.

Os resultados mostraram ainda que, no coração de portadores de insuficiência cardíaca, a atividade desse sistema de limpeza diminui mais de 50% e, consequentemente, proteínas altamente reativas começam a se acumular no citoplasma, interagindo com outras estruturas e causando a morte das células cardíacas.

No trabalho recém-publicado, o grupo revelou que a atividade física também regula a atividade de outro mecanismo de limpeza celular conhecido como sistema de autofagia. A descoberta rendeu o Nobel de Medicina ao cientista japonês Yoshinori Ohsumi, em 2016.

 

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS