A angioplastia é um procedimento pouco invasivo, destinado a restaurar o fluxo sanguíneo das artérias que levam o sangue para o coração e que são bloqueadas por placas de gordura, cálcio ou coágulos.
O procedimento é realizado com a utilização do cateter, um tubo flexível de plástico, que contém um balão na extremidade para dilatar os estreitamentos das artérias. Após é inserido um stent, que é uma prótese metálica, deixada no local para manter a artéria desbloqueada.
O método também pode ser realizado em caráter de emergência, na ocorrência de um ataque cardíaco (infarto do miocárdio). No infarto há obstrução de uma artéria coronária o que provoca a redução do fluxo sanguíneo para o musculo cardíaco, e a angioplastia restabelece rapidamente a circulação, interrompendo a morte desse músculo. Este tratamento reduz, de forma significativa, a mortalidade dos pacientes.
A angioplastia é realizada no Icor por médicos cardiologistas atuantes na área de hemodinâmica e cardiologia intervencionista.