Cateterismo – ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS
54 3045.8050

Cateterismo

voltar
22 de abril de 2018

O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado para detectar a presença, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração, além de checar as alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

É indicado, na maioria das vezes, para o diagnóstico da doença arterial coronária (angina e infarto) e das doenças das válvulas cardíacas (estenose ou insuficiência mitral e aórtica). Também é realizado na avaliação de doenças do músculo cardíaco (miocardiopatias) e das doenças congênitas (defeitos no desenvolvimento do coração).

 

O cateterismo cardíaco é realizado com a inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X. Não são realizados cortes, o cateter é inserido através de uma punção. Para visualização das artérias coronárias e das câmaras cardíacas são feitas injeções de contraste iodado.

 

O paciente recebe alta para casa no mesmo dia, em média de 3 a 6 horas após o término do exame. O resultado é gravado em imagens digitalizadas, que são encaminhadas ao médico que solicitou o exame.

 

Com tecnologias modernas, o cateterismo se tornou muito seguro e rápido. É realizado no Icor por médicos cardiologistas especializados em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS