8 dicas para cuidar do seu coração - ICOR - Instituto do Coração de Passo Fundo-RSICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS

8 dicas para cuidar do seu coração

voltar

Algumas recomendações são importantes para cuidar do seu coração, alimentação saudável, exercícios físicos, cuidar do colesterol, verificar a pressão arterial, diminuir o consumo de sal, beber 2 litros de água por dia, diminuir o estresse e não fumar. Seguindo pelo menos algumas dessas dicas, a sua saúde e do seu coração ficará bem melhor.

Para a alimentação é recomendável comer menos alimentos gordurosos, substituir a gordura saturada pela insaturada, ingerir alimentos ricos em fibras e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.   A prática regular de exercícios também beneficia amplamente qualquer indivíduo, além de ser uma das principais medidas de prevenção de doenças cardíacas.

O colesterol é necessário para o funcionamento do organismo, porém o desequilíbrio dessa gordura pode trazer consequências ruins, especialmente se houver excesso de LDL.  Outra atenção que se deve ter é com a pressão alta, ela é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada. Muitas pessoas possuem pressão alta durante anos, sem ter conhecimento disso. Na maioria das vezes, a patologia não apresenta sintomas, porém quando permanece sem tratamento, causa danos nas artérias e nos órgãos vitais do corpo.

A redução do sal, outro ponto importante na prevenção de doenças do coração, constitui uma das estratégias mais eficientes para a diminuição por estas doenças. A organização mundial da saúde recomenda um nível de consumo diário inferior a 5 gramas por pessoa.  Em relação a água, precisamos beber dois litros de água por dia. Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, o líquido é fundamental para manter o sangue em circulação e controlar a temperatura do corpo.

O estresse também é prejudicial a sua saúde, tente encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal. A nossa última dica é que você pare de fumar ou tente diminuir a quantidade de cigarros. O fumo pode ocasionar diversas doenças, inclusive alguns cânceres.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS