Assuntos do coração: Qual a diferença entre angioplastia coronária e cateterismo cardíaco? - ICOR - Instituto do Coração de Passo Fundo-RSICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS

Assuntos do coração: Qual a diferença entre angioplastia coronária e cateterismo cardíaco?

voltar

Cateterismo cardíaco

O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado para detectar a presença, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração, além de checar as alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

É indicado, na maioria das vezes, para o diagnóstico da doença arterial coronária (angina e infarto) e das doenças das válvulas cardíacas (estenose ou insuficiência mitral e aórtica). Também é realizado na avaliação de doenças do músculo cardíaco (miocardiopatias) e das doenças congênitas (defeitos no desenvolvimento do coração).

O cateterismo cardíaco é realizado com a inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X. Não são realizados cortes, o cateter é inserido através de uma punção. Para visualização das artérias coronárias e das câmaras cardíacas são feitas injeções de contraste iodado.

Angioplastia Coronária

A angioplastia é um procedimento pouco invasivo, destinado a tratar as artérias obstruídas identificadas através do exame de cateterismo cardíaco.  O procedimento consiste em restaurar o fluxo sanguíneo das artérias que levam o sangue para o coração e que são bloqueadas por placas de gordura, cálcio ou coágulos.

O procedimento é realizado com a utilização do cateter, um tubo flexível de plástico, que contém um balão na extremidade para dilatar os estreitamentos das artérias. Após é inserido um stent, que é uma prótese metálica, a qual permite um resultado mais efetivo em curto e longo prazo quando favoráveis ao seu implante.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS