Atividade Física em Crianças e Adultos - ICOR - Instituto do Coração de Passo Fundo-RSICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS

Atividade Física em Crianças e Adultos

voltar

A atividade física é considerada como um fator protetor independente na prevenção primária da doença arterial coronariana desde a infância, por seu efeito na modulação dos fatores de risco clássicos e na promoção da normalidade da função endotelial.

Maiores níveis de atividade física estão associados a melhores saúde óssea, estado nutricional, saúde cardiometabólica, função cognitiva e redução do risco de depressão.

O nível de atividade física ideal:

  • Crianças pré-escolares (de 3 a 5 anos): pelo menos 3 horas ativas por dia, diversificando intensidades de leves a vigorosas.
  • Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: pelo menos 60 minutos ou mais por dia de atividade aeróbica, de intensa a vigorosa.
  • Adultos: no mínimo, 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica de alta intensidade por semana.

Fonte:
Cardiovascular Health Promotion in Children: Challenges and Opportunities for 2020 and Beyond A Scientific Statement From the American Heart Association

Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS