Quais os sintomas e o melhor tratamento de um paciente com obstrução de carótidas? - ICOR - Instituto do Coração de Passo Fundo-RSICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS

Quais os sintomas e o melhor tratamento de um paciente com obstrução de carótidas?

voltar

As carótidas são vasos sanguíneos que têm sua origem na aorta torácica e se dirigem ao cérebro para irrigá-lo junto com as artérias vertebrais. A obstrução severa desses vasos é a terceira causa de óbito da população adulta e a segunda causa de óbito entre as doenças cardiovasculares, perdendo apenas para o infarto.

Os sintomas podem ou não existir e dependem da área do cérebro afetada pela falta de irrigação. Eles podem se manifestar como perturbações visuais, paralisias transitórias ou definitivas, tonturas, desmaios, dormências e distúrbios na fala. O tratamento depende do grau de obstrução das carótidas e da presença ou não dos sintomas. Obstruções severas, mesmo sem sintomas merecem a atenção. Pequenas obstruções, sem sintomas, devem ser tratadas com controle dos fatores de risco e medicamentos para estabilizar a placa de ateroma e “afinar” o sangue.

A obstrução das carótidas em geral é lenta e progressiva, começando com o acúmulo localizado de uma mistura de cálcio, gorduras e células sanguíneas que formam a “placa de ateroma”. Esta placa obstrui gradativamente a passagem do sangue e pode desprender pequenos fragmentos para a circulação cerebral, causando os sintomas citados.

Fonte: gustavosolano.com.br

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS