Toda criança com sopro apresenta problemas cardiovasculares? - ICOR - Instituto do Coração de Passo Fundo-RSICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo-RS

Toda criança com sopro apresenta problemas cardiovasculares?

voltar

Não. O médico ao auscultar o coração detecta normalmente o som de fechamento das válvulas cardíacas. A presença de um ruído adicional compatível com “sopro” pode significar alguma patologia cardíaca na estrutura das válvulas, musculatura cardíaca ou nos grandes vasos adjacentes ao coração. Entretanto, em crianças, pode-se identificar um sopro sem ter alguma doença. Este sopro é chamado de “sopro inocente” ou ” sopro de Still”, cujo mecanismo etiológico é incerto, mas comprovadamente não causa risco de vida, sintomas ou atraso no desenvolvimento da criança e que desaparecera na adolescência. Portanto, quando os pais receberem a notícia que a criança apresenta um sopro cardíaco, devem ter cautela, pois, 80% das vezes este sopro é inocente e não está associado à doença cardíaca.
Em caso de dúvida, um exame de Ecocardiograma é indicado para diferenciar entre um sopro inocente versus sopro patológico.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS